domingo, 31 de janeiro de 2016

Como melhorar o nível de jogo.avaliação de posição.


 
Como melhorar o nível de jogo.

Existe uma coisa simples que muitas vezes não usamos mais se usássemos melhoraria muito a qualidade de nossas partidas,  parar e avaliar a posição.

A avaliação da posição nos ajuda a escolher o plano correto. Uma avaliação equivocada na maioria das vezes nos leva a derrota, mesmo sabendo que durante uma partida de xadrez temos que estar apenas mais certos que nosso adversário.

Gosto qdo estuda uma abertura, parar em posições que considero criticas para avaliar a posição, em casa no sossego do computador da para sabermos se avaliamos corretamente graças as fortes engines que existem a disposição hoje em dia, não dou muita sorte em preparações pois so 10% das vezes meu adversário ajuda, mais qdo se joga uma posição avaliada e estudada anteriormente se tem geralmente vantagem.

Como se avaliar a posição:

1) A posição dos Reis, saber se nosso rei esta seguro ou se o do adversário esta seguro.

2) Relação material, se tenho peão a mais ou a menos, qualidade ou mesmo peça.

3) A posição de cada peão, ou seja nossa estrutura e a do adversário, tentando avaliar sempre a qualidade de cada um dos peões.

4) Cooperação entre peças e peões.

5) A qualidade de cada peça, tentando ver qual peças nossas e superior ou inferior a do adversário.

Com essas considerações que deveriam ser feitas em varias etapas da partida, de preferencia qdo nosso adversário esta a pensar, podemos descobrir se estamos igualados, melhor na posição ou inferior e decidir que plano tomar, se devemos trocar peças, ao mesmo fazer um ataque ao rei adversário, se devemos atuar na ala do rei ou da Dama , se devemos reforçar a defesa do rei, normalmente qdo jogo torneios de uma partida por dia e com tempo razoável, faço isso e meu nível e força de jogo melhora bastante, nas partidas de duas ou 3 rodadas por dia , muitas vezes não da pra fazer isso sem custo de um terrível apuro de tempo e acabo não fazendo, o que considero errado pois é necessário fazer sempre se não estaremos em uma posição totalmente desconhecida e sem conhecer a posição dificilmente escolheremos o plano correto e mesmo calcularíamos corretamente.

Tentem fazer isso e o seu rating subira de forma meteórica.

Nenhum comentário: