terça-feira, 3 de novembro de 2015

Grande perda para o Xadrez -Faleceu o IA Friedrich Alfred Salamon



Sem duvida alguma o xadrez esta de luto.



Faleceu FRIEDRICH ALFRED SALAMON, hoje 03 de novembro de 2015 de infarto,sinto uma tristeza inimaginavel talvez iqual a de quando perdi meu pai ,era um grande amigo e mentor, ao menos uma vez por semana eu tinha o prazer de conversar com ele, as vezes ligava pra ele todos os dias era um amigo e mestre especial, ajudava a tirar duvidas de arbitragem e sempre gostava de ver minhas partidas me infruenciou a ser um jogador voltado para o ataque e me ensinou a jogar alguns gambitos.

Grande Benemérito da FEXERJ , CBX , PSXC e  CXRJ.

Socio fundador do CXRJ , aqual recebeu o numero 10, mesmo numero de seu registro na FEXERJ.

Quando eu fui presidente da FEXERJ todos os dias nos falávamos normalmente a uma da manha por telefone.

” Titio” como alguns se referiam carinhosamente a ele ou “Gato” como era chamado por sua esposa Maria Luiza, nasceu na Alemana (Weissenfels / Saale) em 05 de setembro de 1928 estava com 87 anos, era Engenheiro Químico Industrial e foi um dos primeiroos a saber trabalhar com aluminio no Brasil.

Ele jogou seu primeiro torneio de xadrez ainda na Alemanha em maio de 1939, quando ficou em 21º lugar entre 23 participantes, dai em diante ficou apaixonado pelo xadrez.

Sua grande paixão era a arbitragem e o rating em 1972, quando a FIDE lançou o primeiro regulamento do sistema suíço, foi convidado por Felix Sonnenfeld para instituir. o rating no Brasil .

Arbitrou seu primeiro torneio no inicio de 1973, o 1º Campeonato Juvenil da Federação Metropolitano de Xadrez.
Foi o principal arbitro da FMX , da CBX e da FEXERJ de 1974 até 2004. Neste intervalo arbitrou mais de 450 torneios oficiais, alem de provas da CBX e da FIDE.

Foi também um atuante dirigente começou em 1970 como participante da diretoria da AABB:Rio e foi eleito jogador do ano na agremiação em 1971. Em 1972 fui nomeado Vice-Presidente Técnico da Federação Metropolitano de Xadrez. Em 1973 fui nomeado Vice-Presidente Técnico da CBX, quando criou as Semifinais do Campeonato Brasileiro em substituição aos Zonais regionais, até então vigentes .

Em 1974 foi eleito (último) Presidente da Federação Metropolitano de Xadrez com a incumbência de promover a fusão da entidade com a Federação Fluminense de Xadrez.
Nestes dois anos criou a lista de Rating da Federação pelo sistema ELO, o registro obrigatório de vínculo dos jogadores com um clube filiado, os estatutos, regulamento e regimentos da futura entidade FEXERJ.
Em 1º de julho de 1976 fui eleito então o primeiro presidente da FEXERJ.
Em 1978, terminado meu mandato, fui nomeado Vice-Presidente Técnico da FEXERJ, quando criou a Taça Eficiência dos Clubes filiados.

Acumulou o cargo com a do diretor de Rating da CBX e responsável pela representação junto a FIDE em assuntos afins durante 8 anos. 
Em 1982, a FEXERJ criou o cargo de Presidente do Conselho de Árbitros, que sucessivamente eleito, ocupou até se aposentar, como presidente de honra, tendo inclusive participado da ultima reunião do Conselho de árbitros que foi no Tijuca Tênis Clube dia 18 de outubro de 2015 onde estava lucido e tranquilo e a FEXERJ o homenageou tendo sido aplaudido pelos mais de 200 presentes de pé.

Recebeu o diploma de AI em 1981 ,

Salamon foi um jogador romântico e por muitos anos jogou os torneios do Jacarepaguá tênis clube,


Abaixo uma partida do amigo.





O enterro será dia 4 de outubro, no cemitério de Jacarepaguá  (Rua Retiro dos Artistas, 307, Pechincha - Rio de Janeiro, RJ)   as 14 hs, começando o velório na capela A as 8 da manha.

Nenhum comentário: