sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Presidente ou Presidenta?


 



Recentemente tem aparecido varias divagações sob como seria a maneira correta de chamar a Dilma  Rousseff ,  Presidente Dilma ou Presidenta Dilma?

Uns gramáticos afirmam que a palavra presidenta não existe na língua portuguesa, doce engano .

Felizmente vivemos no Brasil e o certo é Presidenta não Presidente.

 Acreditem por força da lei 2749 de 1956 feita pelo senador Mozart Lago que determina o uso oficial de forma feminina para determinar cargos públicos ocupados por mulheres.

Os brasileiros escolheram sua primeira mulher ao cargo de Presidente da republica e o certo é chama-la de presidenta. E ainda é que não há consenso linguístico que justifique opção contrária à lei. A própria gramatica da língua portuguesa costuma ser mudada por força de lei. Bem a lei 2749 foi criada por um motivo simples  num pós-guerra em que os países incorporaram direitos em resposta a movimentos sociais serviria para valorizar as mulheres.

Por sinal já agora existem dicionários com as duas formas. Presidente ou Presidenta. Mais por força de lei ainda em vigor o correto e chamar de Presidenta.

“Linguistas de instituições como USP ponderam. Marcelo Módolo informa que, embora pareça recente, "presidenta" é termo antigo. Ao menos desde o dicionário de Cândido de Figueiredo (1899):”.

A primeira vista ao pensarmos vem a cabeça a regra que os substantivos e adjetivos de dois gêneros terminados em  -ente não apresentam flexão de gênero terminado em  -a .

- O uso é o senhor da língua. Vejamos como, daqui a alguns anos, as pessoas se referirão a esse cargo quando ocupado por uma mulher.

Mais no momento  não se pode falar que Presidenta esta errado ou a Presidente.

Embora por força de lei Presidenta é mais correto.

Estudo da equipe do dicionário Aurélio; ver aqui

Dicionário Aurélio on line: ver aqui

Pelo dicionário tem dois significados;

Significado de Presidenta

1 Mulher que preside.
2 Esposa de um presidente.

 

Nenhum comentário: