domingo, 8 de dezembro de 2013

Conselho de Arbitros novo estatuto da FEXERJ




                                           
(AI  Friedrich Salamon fundador da FEXERJ e do Conselho de árbitros)

 

O conselho de Árbitros existe a mais de  30 anos antes se chamava conselho Arbitral e teve sua denominação alterada por determinação da Confederação Brasileira de Xadrez.

Ele é órgão consultivo e pode não ser usado pela Diretoria da FEXERJ, embora eu nunca tive conhecimento de que isso acontecera.

Atualmente ele tem estatuariamente a seguinte denominação e atribuições;

Art 51 -  Compete ao Conselho de Árbitros:

I)Elaborar e aprovar em Assembléia Geral o Regimento Interno do Departamento de Árbitros com normas de classificação e escalação de Árbitros da FEXERJ;

II)Autorizar Cursos de Arbitragem e aplicar provas para a formação de auxiliares e árbitros da FEXERJ ;

III)Julgar administrativamente os recursos contra decisões de árbitros da FEXERJ;

IV)Julgar liminares de seu Presidente, quando este não tem direito a voto;

V)Traduzir e publicar as Regras de Xadrez válidas na jurisdição da FEXERJ ;

VI)Colaborar com todos os poderes da FEXERJ ;

V)Traduzir e publicar as Regras de Xadrez válidas na jurisdição da FEXERJ ;

VI)Colaborar com todos os poderes da FEXERJ ;

 

Vale ressaltar ainda que pelo Estatuto em vigor em 2014 deveria ter eleição para o presidente do Conselho de Árbitros e teoricamente essa eleição deveria ter por fazer parte do estatuto em vigor o novo estatuto não poderia acabar com essa eleição pois ele pode não ser aprovado na AG .

Fui ex presidente da FEXERJ e o Conselho em muito me ajudou, pois temos alguém que trabalha, ajuda e não faz parte da Diretoria, Mascarenhas já deve senti r na  pele a dificuldade de pessoas que queiram ajudar.

Acabando com o Conselho será necessário em todo torrneio montar um comitê de apelação, e podem tr certeza por melhor que seja as pessoas do Comitê nunca terão o conhecimento das Regras que o Conselho de Árbitros tem.

Importante lembrar que a legislação Brasileira não admite que orgões desportivos de julgamento não sejam colegiados.

 

Em relação a obrigatoriedade de proibição de mais de uma reeleição sequencial isso so acontece em poderes, embora me parece ate ser saldável.

 

O Conselho tem além do Apoio da maioria dos Árbitros, tem o aval dos antigos representantes de Clubes e me parece para a FEXERJ ele sem muito mais positivo existindo do que não existindo.

Bem Acho que O Conselho deveria continuar no estatuto talvez com algumas mudanças, lembrem-se que recentemente o Presidente do conselho de árbitros foi fundamental para Fazer a Eleição do Mascarenhas uma vez que a FEXERJ estava  sem presidente, tribunal e diretoria.

Lembrem-se A Diretoria pode se quiser não usar seus serviços, mais ter  a opção rápida de resolver problemas com arbitragem em torneios, ter quem traduza as regras da FIDE  e mesmo ter a opção de ter sempre alguém ajudando, não me parece ser negativo e sim positivo.

 

Importante Lembrar que o TJD da FEXERJ e totalmente ilegal e não  é eleito como a Legislação determina Dois representantes indicados pela OAB por exemplo não tem, a própria CFBX não tem seu TSJD em razão de não conseguir monta-lo como a lei determina, sabemos se um dia o TJD for convocado e tomar  alguma decisão essa pode ser contestada na justiça comum e será anulada, ainda mais pq não existe no xadrez brasileiro estancia superior.

O conselho é respeitado e  ate nisso ajuda muito a FEXERJ, pois serve de primeira instancia contra decisões de árbitros de torneios e eu já vi o Conselho salvar vários eventos, pela agilidade de suas decisões.

 

Eduardo Arruda ( Arbitro FIDE , ex presidente da FEXERJ e Presidente do CXRJ)

Nenhum comentário: